sábado, 3 de novembro de 2012

PRONOUNCE!!!!!


Arquivo para categoria Dicas de Pronúncia

Qual a diferença entre leave e live? Porque quando eu digo 8 em inglês, as pessoas entendem 80? Venha conhecer essas e outras dicas.

Pronúncia inglesa: a gente diz post e lost do mesmo jeito?

É batata: começo a conversar com alguém que me diz que aprendeu inglês lendo (geralmente a pessoa é da área de tecnologia, e teve que se virar pra conseguir ler documentação em inglês) e não demora muito pra pessoa soltar uma palavra pronunciada errada. É claro: se você já não estiver acostumado com os sons do inglês antes de ler em inglês, vai involuntariamente aportuguesar as palavras do inglês na sua cabeça enquanto as lê. Muitas pessoas acabam criando, assim, vários vícios de pronúncia. Não deixe de fazer do listening parte integrante da sua rotina de aprendizado!
Veja LOST e POST, por exemplo. As duas são iguaizinhas na escrita depois da primeira letra. Como em português as letras, sílabas e palavras tem na maior parte do tempo o mesmo som em qualquer situação, nossa tendência é considerar o mesmo para o inglês.
Quem se acostumou a ouvir LOST por causa da série americana talvez pronuncie POST (póst) sem medo de errar (mas erra). Letras, combinações de letras e sílabas em inglês não são sempre pronunciadas da mesma maneira, e este é o caso da terminação -OST.  POST é pronunciado mais ou menos assim: pôust ( o som de “u” ali é bem curto), assim como MOST, GHOST e HOST. Há também muitas palavras com a terminação OAST que rimam com estas: coast, toast, roast, boast, etc.
Por isso, cuidado se seu objetivo for um dia chegar a falar inglês. Não recomendo tentar aprender só lendo! Mas como aprender essas palavrinhas, por exemplo? Quem já acompanha o blog faz tempo sabe que eu recomendo a prática de listening compreensível. Aqui no caso da nossa dica, ouça os vários exemplos e comece a reparar nessas palavrinhas quando ouvir podcasts, nos programas de TV que você assiste, etc.
O áudio abaixo tem todos os exemplos que se seguem. Recomendo que você ouça à medida que lê os exemplos para que vá associando a escrita aos sons.
Essas são as palavras que vou usar para o som “ÓST”:
LOST, COST, FROST
(1) Believe it or not, we got lost in New York city. Everyone says it’s an easy city to get around but we didn’t think so. We got lost.
frost(2) The cost of living in New York city is really high. It is a really fun place to visit but I was shocked at how expensive everything is. Housing costsa fortune. Taking the subway isn’t expensive but if you need to use public transportation daily, the cost could really add up quickly.
(3) According to a definition I found through Google, frost is a deposit of small white ice crystals formed on a surface when the temperature falls below the freezing point. Frost is also a verb and it means to cover (something) with with small ice crystals or with something that looks like small ice crystals.
(4) Some products cost a lot of money but they are worth the money because of their quality and because they last a long time. Other products cost a lot of money and are, well, just a waste of that money.
(5) People who drive in the city of Sao Paulo should always carry a street guide or have GPS in their cars. It is really easy to get lost  in Sao Paulo. In fact, cab drivers get lost rather frequently when you ask them to take you to an address that is not that well-known.

E as palavras que vou usar para o som “ÔUST”:
POST, MOST, GHOST, HOST
I do not care for ghost stories.(6)  I post on Inglês Online about four times a week. Most of my postsare about how to use idiomatic expressions. Some posts are podcasts, and some are quizzes.
(7) I’m not really a fan of ghost stories but most of my friends are. Sometimes they wanna go see a ghost story in the theater and, depending on the movie, I’ll go with them. I’m not sure why, but I’m not a fan of most ghost stories.
(8) Most exchange students stay with a host family in the country they’re visiting. Host families usually get paid to host students. Sometimes the student and the host family won’t click. In such cases it is possible for the student to be placed with a different host family.
Quais são seus exemplos?

Como pronunciar o passado regular do inglês, parte 3 de 3

Você já viu várias atividades para praticar o passado de verbos
regulares nas partes 1 e 2 desta série (acesse a parte 1 e a parte 2). Hoje, vem o último grupo de
verbos – aqueles que, na forma do passado, tem o -E- (do final -ED) mais bem pronunciado, ou pronunciado de maneira mais longa.
Aqui vão alguns exemplos destes verbos. Repare que eles terminam em T/TE ou D/DE – isso não é “regrinha” para você decorar, mas não deixa de ser interessante notar.
repeat, invite, want, hate, correct, compete, visit, wait, protect, suggest
decide, need, end

Ouça a pronúncia de alguns deles, e perceba como o E “aparece” na pronúncia, ao contrário do que acontecia nos exemplos das outras lições:
He invited me to the party.
We wanted ice cream.
They waited for two hours.
She needed some help.
They ended the relationship.
Agora ouça os seguintes exemplos, que contém estes mesmos verbos no passado (em negrito), junto com verbos no passado onde o E não “aparece” na pronúncia (em itálico):
He invited me to the party. I liked him.
We wanted ice cream, so we walked to the ice cream parlor.
They waited for two hours, and then the doctor talked to them.
Deu para ouvir a diferença?

Pratique

(A) Diga as sentenças em voz alta, e compare com o áudio:
We visited our family in Rome.
They needed a new car.
This coat protected me from the cold many times.
My boss suggested a new project for the team.
Louise decided to take a French course.

(B) Mesma coisa: diga as sentenças em voz alta, e compare com o áudio.
We wanted many people to come, so we invited all our friends.
Lisa suggested a restaurant but we hated it.
We waited all afternoon, but we finally visited the museum.
They decided that they needed a break, so they ended the relationship.
Por hoje é isso. E então, como está a sua pronúncia do passado regular? Comece a reparar no que as pessoas falam em filmes e séries americanos. Repare como os verbos são ditos no passado nos áudios que você escuta. E conte aí embaixo como foi…

Como pronunciar o passado regular do inglês, parte 2 de 3

Você está pronto(a) para continuar praticando a pronúncia de verbos regulares no passado? Hoje o dia é de atividades – na primeira lição, o exercício era apenas ler em voz alta, e depois ouvir o áudio. Hoje, você vai ter que fazer mais e passar sentenças para o passado. E se você estiver no nível básico, apenas começando a aprender o passado, ótimo! Considere-se uma pessoa de sorte: quanto mais cedo você prestar atenção à pronúncia do -ED, mais fácil fica você realmente incorporar isso ao seu inglês falado.

Warm-up (aquecimento)

Recordando: ouça a diferença entre a pronúncia correta e o que às vezes nós, brasileiros, falamos.
 errada
 correta
Algumas sentenças usando outros verbos.
We washed our hands.
I joined Twitter a month ago.

Agora, é com você

Todos os exercícios abaixo usam verbos regulares no passado, em que o E não é pronunciado. 
(A) As sentenças abaixo descrevem hábitos de algumas pessoas. Use a palavra entre parênteses para dizer o que a pessoa fez em algum momento do passado, como no exemplo. Atenção – as sentenças mudam um pouco.
Exemplo: Rose brushes her teeth in the morning. (this morning)
 This morning, Rose brushed her teeth.
  1. I usually stop by the shop on my way to school. (apenas passe para o passado)
  2. My cousin sometimes cleans the kitchen. (last week)
  3. Julie works hard. (last year)
  4. Kate always arrives on time. (yesterday)
  5. They listen to the radio every day. (last night)
Respostas e áudio
I stopped by the shop on my way to school.
Last week, my cousin cleaned the kitchen.
Last year, Julie worked hard.
Yesterday, Kate arrived on time.
Last night, they listened to the radio.

(B) Aqui vai um exercício inteiro dedicado a ANSWERED, o passado de answer – este merece a exclusividade. Ouça a pronúncia:
 answered [ÊN-sãrd]
Siga o exemplo, transformando as negativas em positivas – e dizendo em voz alta, é claro! Depois, confira com o áudio.
She didn’t answer the door.
 She answered the door.
  1. Lisa didn’t answer the phone.
  2. Mike didn’t answer our question.
  3. They didn’t answer the ad on the newspaper.
  4. I didn’t answer your call.
  5. He didn’t answer when we knocked.
Respostas e áudio
 Lisa answered the phone.
Mike answered our question.
They answered the ad on the newspaper.
I answered your call.
He answered when we knocked.

(C) Forme sentenças no passado usando as palavras abaixo, como no exemplo, e diga em voz alta. Depois, ouça o áudio para conferir.
we / learn / English / and / they / learn / French
We learned English and they learned French.
  1. Beth / love / her / car
  2. Tim and Sally / lock / the door
  3. we / talk / about you
  4. Jane / laugh / but / Sam / cry
  5. Colin / play / soccer / and / his brother / play / hockey
Respostas e áudio
Beth loved her car.
Tim and Sally locked the door.
We talked about you. (atenção à primeira parte da palavra, “tal” – perceba que o som é “tó” e não “tau” como diríamos em português)
Jane laughed but Sam cried.
Colin played soccer and his brother played hockey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário