segunda-feira, 29 de outubro de 2012

dicas de leituras......

A COMPREENSÃO DE UM TEXTO EM LÍNGUA INGLESA 

A compreensão de leitura requer motivação e esquemas mentais para reter a idéias, aumentar a concentração e levar a boas técnicas de estudos. Aqui estão algumas sugestões aproveite (enjoy).

1ª leia de tudo um pouco para ampliar a área de conhecimento. interesse-se pelo o que esta acontecendo no mundo. leia revista e jornais,artigos e livros atuais.
2ª CONHEÇA A ESTRUTURA DO TEXTO.bons escritores escrevem texto que tem começo meio e fim. há toda uma macroestruturas do texto que facilita a leitura.
3ª  IDENTIFIQUE  O TIPO DE RACIOCÍNIO DO TEXTO. o autor usa o esquema de causa e efeito, hipóteses,construção de modelo,indução ou dedução?
4ª ANTECIPE O ASSUNTO. leitores inteligentes tentam prever ideias do texto. se você acerta, você conseguir entender melhor, se você erra,você consegui corrigir e fazer ajuste mais rapidamente.
aª procure descobri a organização do texto: cronologicamente, serial, lógico, funcional especial ou hierárquico?
bª preste atenção ás dicas do texto. estude as figuras, os graficos e as ilustrações, leia o primeiro e o ultimo paragrafo em cada divisão do texto.
5ª CONSTRUA UM VOCABULÁRIO.  A melhor maneira é usar um dicionário regularmente. anotar as palavras novas e manter uma lista de palavras que você está aprendendo é um bom método. concentre-se na formação das palavras e associe-as para grava-las melhor.

(adaptado de 1991 Donald Martin, how to be a successful student)

sábado, 27 de outubro de 2012

sufixos...


Hora de melhorar o seu vocabulário em inglês

Ter um bom vocabulário – tanto em português quanto em inglês – é sempre bem vindo, não é? Saber se expressar corretamente, principalmente na língua inglesa, garante à você 100% de entendimento da outra parte.
Então, que tal aperfeiçoar um pouco mais o seu vocabulário? A gente te ajuda!
Algo que realmente auxilia na hora de você expandir o seu vocabulário é aprender alguns sufixos que formam substantivos, vindos de verbos e adjetivos.
Nós separamos abaixo uma lista de alguns dos sufixos mais utilizados. Aproveite também para treinar a formação das frases com os substantivos formados com os sufixosLet’s try:
1. -ment
Este sufixo forma substantivos relacionados a ação, processo, causa ou feito. Geralmente -ment forma substantivos de verbos, mas alguns adjetivos podem ser formados com ele também.
arrange (arranjar) — arrangement (arranjo)
refresh (refrescar) — refreshment (refresco)
employ (empregar) — employment (emprego)
replace (substituir) — replacement (substituição)
merry (alegre) — merriment (alegria)
2. -ness
Este sufixo é acrescentado a adjetivos. Porém não pode ser aplicado a todos os adjetivos. Geralmente indica um estado ou qualidade.
happy (feliz) — happiness (felicidade)
sad (triste) — sadness (tristeza)
dark (escuro) — darkness (escuridão)
kind (gentil) — kindness (gentileza)
weak (fraco) — weakness (fraqueza)
A palavra witness (testemunha, testemunhar) termina com -ness mas não é um sufixo.
3. -ity
Este sufixo é usado para formar substantivos de adjetivos, como o -ness. Também expressa um estado ou condição, grau ou medida também.
possible (possível) — possibility (possibilidade)
complex (complexo) — complexity (complexidade)
pure (puro) — purity (pureza)
major (maior, principal) — majority (maioria)
superior (superior) — superiority (superioridade)
humane (humano) — humanity (humanidade)
insane (insano) — insanity (insanidade)
4. –ance, –ence
Estes sufixos formam substantivos de adjetivos e ocasionalmente de verbos. Indicam qualidade ou ação.
silent (silencioso) — silence (silêncio)
absent (ausente) — absence (ausência)
important (importante) — importance (importância)
arrogant (arrogante) — arrogance (arrogância)
relevant (relevante) — relevance (relevância)
assistant (assistente) —assistance (assistência)
dependant (dependente) — dependence (dependência)
5. –ship e –hood
Estes sufixos indicam várias relações, status, categorias. Geralmente são usados para formar subsantivos usando outros substantivos.
friend (amigo) — friendship (amizade)
relation (relação) — relationship (relacionamento)
partner (parceiro) — partnership (parceria)
leader (líder) — leadership (liderança)
fellow (companheiro) — fellowship (companheirismo)
citizen (cidadão) — citizenship (cidadania)
mother (mãe) — motherhood (maternindade)
father (pai) – fatherhood (paternidade)
brother (irmão) – brotherhood (fraternidade)
Esta entrada foi publicada em Language e marcada com a tag ,. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

serviço voluntário....


SERVIÇO VOLUNTÁRIO...
Na maioria das igrejas principalmente nas menores tem o que eu chamo de trabalho voluntário como acontece em qualquer outra instituição por exemplos ONGs e associações sem fins lucrativos.
Estar na igreja desenvolvendo um trabalho ou ocupando um cargo (função) é bom. É como alguns dizem “eu estou fazendo para DEUS não para o homem”certo  então vamos ver se é assim mesmo acompanhe meu raciocínio, quando eu estou cumprindo a minha função na igreja não espero nenhum reconhecimento do homem, e sim o galardão que vem do SENHOR JESUS CRISTO.

 Com esta mentalidade desenvolvo meu trabalho da melhor maneira e faço por amor e não por obrigação certo! Posso lhe garantir que este sentimento nos LIBERTA.

Mas em todo trabalho bom seja ele voluntario ou não,  tem elogios e cobranças, quanto aos elogios, quem não gosta de receber é o reconhecimento pelo serviço bem feito, e quanto as cobranças, a cobrança produz em nos alguns pensamentos que me parecem justos quando somos cobrados; mas pense:

Primeiro ser cobrado por alguém que poderia fazer o trabalho e não faz.
Segundo ser cobrado por alguém que você considera menos capacitado que você.
E terceiro ser cobrado por alguém que não reconhece todo seu esforço.

É você deve esta pensando eu já me encontrei em uma situação semelhante, eu também mas não deixe que estas situações lhe tirem o prazer de SERVIR. Servir é um principio biblico deixado e ensinado como exemplo por CRISTO para nos  seus discipulos devemos servir com amor e prazer uns aos outros, seja um servo voluntário comprometido com o seu ministério na igreja faça sempre o melhor que puder com humildade.

Obs.. o elogio pode produzir a “altivez” e a cobrança a “indignação” sentimentos estes que não cabem a um  servo voluntário na casa do SENHOR.
BY: RANGEL MACEDO    

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

INFERÊNCIA NA LEITURA DE UM TEXTO EM INGLÊS


INFERÊNCIA
As palavras estranhas de um texto isoladamente não tem nenhum sentido na nossa lingua, mas mesmo assim, você pode ser capaz de lhe atribuir um sentido (significado) para se chegar a um certo nivel de compreensão na leitura de um texto.

Um belisk legal pra caramba
Ontem, fui kalapati porque estava precisando de dois kianskies emprestados. Pedi á kalapatista para localiza-lo para mim, mas não conseguir os dois de que precisava porque um dos kianskies tem sido muito procurado pelos policolos da minha classe. Quando sair da kalapati, encontrei um belisk que me convidou para ir a um tramani assistir a um pinsky de  spielberg .

Em um texto você viu que foram necessários certos comportamentos que o levaram  a entender certos aspactos do texto, obtendo assim uma ideia geral do texto.
primeiro você usou seu conhecimento prévio (backgroundknowledge).  Depois observou dicas de tipografias (ilustração,lay out, numeros, palavras transparentes, horas,endereços,negritos.
Todos estes recursos nos chamamos de ESTRATÉGIAS DE LEITURA...
Mais um pouco de transparência
Leia um texto : depois responda , qual o assunto do texto? e que tipo texto é este? E agora pense o que ajudou você a responder estas perguntas?

Obs:  Em uma lingua estrangeira as palavras que se parecem com as de nossa lingua podem nos ajudar a compreender melhor o conteudo de um texto.

Um das maneiras de unir frases de um texto é através do uso de elementos de referência que são: I, THIS, THEY.... os pronomes são elementos de referencias mais comuns. A identificação destes elementos pode ajuda-lo bastante na compreensão de um texto.
Fazendo suposições
A predição pode ser usada como uma  estrategia que nos prepara para uma melhor compreensão do texto. esse processo é valido mesmo que não haja uma confirmação das hipoteses levantadas, se automaticamente anteciparmos ideias ao lermos um texto em nossa língua porque não faze-lo em uma língua estrangeira.

Text:
Snow leopards in the Himalayas.Tigers in the wilds of India mountain gorillas and lions in Africa.Jaguars in the swamps of Brazil. Frank Erlacher, pictured here with a snow leopard has spent years in remote and rugged places studying for their survival.
He sees these animals as symbols of the habitats in which they live. Preserve their habitats and thousands of other plants and animals will be assured of a home.
A director for survival of wildlife protection international, a division of the New Zealand zoological society, Erlacher and the staff have helped establish more those 50 reserves around the world.

Agora leia o texto e grife as palavras transparentes e responda as perguntas abaixo checando suas hipoteses.
Como se chama o homem do texto?
Qual a área de estudo dele?
Qual o cargo que ele ocupa?

Obs: o uso das letras maiusculas é mais um recurso tipografico a ser observado pelo leitor  o qual vai ajuda-lo na compreensão do texto.

Have a good study!!!

By; Rangel macedo

sábado, 13 de outubro de 2012

INTEGRAR

INTEGRAR NO EXERCICIO DA DOCÊNCIA 
Por definição a palavra integrar, nos definir como incluir num conjunto, incorporar, tornar completo , inteiro.

No exercicio da docência hoje ou seja os professores enquanto educadores não são mais os detentores do saber, ou seja eu falo você ouve aprende e não questionar talvez este seja o grande desafio nos nossos dias fazer essa transição do que já esta estabelecido e o que vem sendo aplicado para o novo, Um professor mais antenado que consegue acompanhar os alunos e a rapida mudança tecnologica.
 No Brasil encontramos profissionais que exerce a docência não por que gosta da profissão que escolheu mais pela remuneração.

E este professor que esta ali só para garantir o dele esteja pouco interessado em promover a integração ou criar um ambiente igualitário. Para os nossos futuros professores uma nova postura é necessária afinal estamos nos formando professores porque existem alunos.
 Em relação as escolas de idiomas todas já possuem como parte de sua estruturas o seu material ou seja um método proprio  e pouco neste aspecto se exige do professor que alguns casos só precisar ser fluênte, Porém o bom professor aquele que é realmente vocacionado para a profissão vai além.

 Este esta preocupado não só em transmitir o conteúdo mais em assegurar que aquele aluno aprenda a ser integro e reto (lembra da palavra integrar) que se sinta seguro em participar de um grupo e parte de uma sociedadde.                                                          BY RANGEL MACEDO

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Musica de igreja X Musica congregacional



Música de igreja  X  Música congregacional
Até onde podemos ir enquanto ministério de louvor  existe um limite... quando o pastor da igreja libera e diz o louvor  é por conta de vocês!  A qui cabe uma pergunta ! estamos fazendo louvor para igreja ou para nos mesmo? (ministério )será que usamos todo o nosso bom senso ou sera que estamos usamos apenas a razão e emoção “  na minha  igreja sempre optamos por tocar musicas de adoração e celebração classificamos assim e este tem sido o critério adotado todas as noites de domingo “ mas convenhamos  na hora das escolhas das musicas agente com músico sempre puxa a sardinha pro nosso lado não é !!! é legal tocar o que mais gosta ou o que esta na onda (midia)  mais não podemos esquecer que somos um ministério de louvor e tocamos para um público diferente quero dizer uma igreja.
A música por si só tem a capacidade de emocionar de alegrar provocar emoções fortes dependendo da  situação. Na igreja não é diferente lidamos com pessoas que também tem problemas e para onde eles trazem onde eles colocam  suas angustias se não no altar do SENHOR, exatamente de onde sai o louvor que entoamos é no altar que estar  o ministério de louvor dali do altar precisa sair adoração precisa sair salvação, cura, quebrantamento ...
Tudo isso é possivel quando a musica consegue tocar a igreja  que é o nosso alvo,  eu fico pensando a musica tem o poder de transcender a barreira do tempo e continuar procando as mesmas  sensações de antes é assim que nos sentimos quando somos alcancado pelo amor de DEUS. A biblia diz que nos últimos  tempos o amor de muitos esfriaria  e isto já é uma realidade hoje . É papel de todos enquanto cristão que somos mais principalmente o ministério de louvor não deixar que este AMOR  que tantas vezes é cantado por nós,  se esfrie.
BY Rangel macedo