quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

dictionary


Os três dicionários de inglês que eu uso todo dia

Volta e meia recebo email de algum leitor pedindo recomendação de dicionário, em geral inglês-inglês. Mas já faz algum tempo que eu não compro dicionário na livraria. Já em 2006, quando comecei a blogar, formei o hábito de procurar tudo online: respostas a dúvidas, inspiração, estudos, pesquisa, e também dicionários.
Hoje em dia, então, que eu passo o tempo todo conectada… não tenho nem dúvida. Quando preciso esclarecer ou descobrir o que significa um termo ou expressão, já sei onde ir. Veja abaixo os três “dicionários” (você vai logo entender o porquê das aspas) sem os quais eu não vivo atualmente:

The Free DictionaryThe Free Dictionary: o completo
Pra mim, o Free Dictionary é um dicionário inglês-inglês que não só é super abrangente como também tem a vantagem de ter um visual mais colorido e que cansa menos que a maioria dos outros dicionários online.
Insira uma palavra qualquer no formulário de busca e clique search. Na página seguinte, você encontra várias definições, é claro. Mas também vê 3 megafonezinhos diferentes: um com a pronúncia americana, outro com a pronúncia britânica, e um terceiro com uma pronúncia de… um robô, eu acho ;)
Desça mais um pouco na página para ter informações como phrasal verbs comuns e expressões com aquele verbete. Agora, olhe aquela sequência de abas ali em cima. Está vendo “Medical Dictionary”, “Legal Dictionary”, etc? Clique em uma das abas para ver todo o vocabulário específico – ou seja, termos médicos, legais, etc. com a palavra que você buscou. Não precisa nem dizer que a aba que eu mais uso ali é Idioms ;) principalmente na hora de pesquisar expressões para os quizzes.

O que é 'persimmon'? O Google Images respondeGoogle Images: o que é persimmon?
Tem horas em que não há nada melhor do que uma imagem para nos mostrar imediatamente o significado de uma palavra. Para substantivos, um dicionário visual é imbatível (unbeatable). Pois é isso que o Google Images é pra mim: o melhor dicionário visual que existe.
Ainda me lembro de uma das primeiras vezes em que essa ferramenta quebrou um galhão pra mim: eu não conseguia lembrar se persimmon era caqui, romã ou um tipo de pêssego. Joguei no Images e pronto, dúvida mais do que resolvida. O mais legal é que a busca retorna centenas de imagens daquilo, ou seja… fica fácil lembrar.

LingueeLinguee: como eu digo “dar uma força” em inglês e “leverage” em português?
O Linguee é meu mais recente favorito pra saber como fica melhor aquela expressão que você compreende em inglês, mas não sabe bem como dizer em português. Ou pra saber como é mais comum dizer em inglês alguma expressão do nosso português.
Por que ele é tão bom nisso? Porque o Linguee usa textos produzidos em uma língua, e traduzidos para outra, tudo feito por seres humanos. Ele te mostra as duas versões lado a lado, e você pode ver como as pessoas traduziram paragráfos inteiros.
É preciso algum cuidado, pois o Linguee destaca em amarelo a tradução da expressão que você procura – só que às vezes ele erra e destaca uma parte que não tem nada a ver, quando a tradução mesmo seria uma palavra próxima. Felizmente a maioria está correta, mas mesmo assim é uma ferramenta que pode requerer conhecimento prévio das duas línguas, ou então que você complemente sua busca com outros dicionários.
Exemplo: vá lá no Linguee e busque “dar uma força”. Veja as maneiras diferentes de dizer isso em inglês e veja se você consegue encontrar algum caso em que a parte destacada não corresponde à expressão.

Você já usava algum desses recursos? Tem alguma dica imperdível? Por favor deixe nos comentários!



Bab.la: portal de inglês com dicionário, testes e mais

O Bab.la é um portal linguístico com sede na Alemanha que oferece dicionários em 12 idiomas, além de exercícios para aprender vocabulário, testes linguísticos, jogos e um Bab.la, portal de inglêsfórum. Acesse o site e você vai ver a introdução já em português – bem legal.
Entre os recursos mais interessantes – além do dicionário Português-Inglês -  estão os testes linguísticos, em que você pode aperfeiçoar seus conhecimentos em outros idiomas e também criar seus próprios testes para outros usuários (é só você se registrar gratuitamente). Além de tudo isso ainda há lições de vocabulário – sempre feitas pelos usuários.

English Bites: Novo dicionário inglês-inglês – online gratuito!

What’s up?
O mais novo dicionário online gratuito que agora faz companhia para os ótimos recursos (online efree!) para alunos e professores de inglês é o Macmillan Dictionary.
O site é http://www.macmillandictionary.com/ e suas três características mais importantes, na minha opinião, são:
  • é possível ouvir a pronúncia dos termos procurados (American accent);
  • são sinalizadas as 7.500 palavras mais comuns da língua inglesa (que compõem 90% dos termos usados pelos falantes de inglês);
  • alguns termos são sinalizados com “T” (thesaurus) – um link para uma lista de palavras similares e suas definições.
Para ver um exemplo de busca, com a palavra Easter (Páscoa), clique aqui.
Usar dicionários inglês-inglês é uma valiosa estratégia de aprendizagem e em breve voltaremos a tratar desse assunto aqui no English Bites. Antes disso, porém, convidamos você a responder uma breve pesquisa sobre os dicionários online que você conhece e usa no seu dia-a-dia. Basta clicar aquie não leva mais de 3 minutos.
Happy Easter!!!… and eat lots of chocolate (I know I will!). smile

Nenhum comentário:

Postar um comentário